Entrecot

EntrecotChegou a vez de falarmos de mais um corte maravilhoso para o seu churrasco de domingo. Desta vez vamos apresentar uma sugestão de sabor especial, vinda diretamente da Argentina. Sim, o entrecot (ou entrecôte) é um corte típico argentino, com nome francês, então é uma carne globalizada, muito fácil de preparar e de um sabor que derruba muitos outros cortes tradicionais por aí.

Esse corte vem da peça do contrafilé, de onde se tira a “capa do contrafilé”, o contrafilé propriamente dito é o nosso “entrecot”, que vamos conhecer melhor hoje. Por alguns instantes vamos deixar de chamar apenas deste nome, pois o entrecot, também conhecido por aqui como “Noix”, “Bife Ancho”, ou até “Filé de Costela” porque fica logo acima dela. Inclusive, em certas regiões, é chamado de chuleta sem osso.

A capa é a questão

Dissemos que o entrecot é argentino com nome francês, mas não é bem isso. Vamos explicar direito. É que na argentina esse corte se chama bife ancho e é irmão do bife de chorizo, que chamamos de contrafilé. São praticamente cortes irmãos, pois vêm da mesma peça e são separados apenas em certa altura, onde inicia-se a capa de gordura do contrafilé. Essa capa é que diferencia as duas carnes, na realidade. Em uma ponta temos o bife ancho que não tem capa e possui gordura entremeada à carne, na outra o contrafilé que sim, possui capa de gordura, mas é uma carne menos gordurosa internamente. Ambas são deliciosas na churrasqueira!

Por sinal, toda essa peça é muito versátil em cortes e depende muito de onde estiver provavelmente vai encontrar alguma variação interessante, com diversos nomes. Se cortar o contrafilé junto com o filé mignon (que é ao lado) deixando o osso, você tem o famoso T-bone (ou filé duplo). Podemos tirar ainda mais algumas separações no entrecot, chamado de “Ojo de Bife”, até.

Curiosidades do Entrecot

O nome possui origem francesa: “entrecot” nada mais é do que “entre as costas”, fazendo alusão ao local de onde o corte é extraído. “Bife ancho”, seu nome em espanhol, significa bife “largo”, o que já entrega a forma correta de aproveitar a peça, em bifes com, no mínimo, 4cm de altura – ou seja, dois dedos. Outras denominações incluem “cube roll”, em inglês; “noix”, também em francês; e “filé de costela”, como é apresentado ocasionalmente no Brasil.

O corte é retirado da parte dianteira do contrafilé, a que tem mais gordura – ao contrário do bife de chorizo, que é da parte traseira. Além da gordura entremeada, contribui para sua maciez e suculência a presença de fibras curtas, o que também faz com que a peça seja rica em proteína de qualidade.

 

Na nossa seção de receitas, você encontra diversas formas de preparar o Entrecot. Para encomendar, basta entrar em contato pelo nosso WhatsApp.

 

Fontes:

  • Central das Lareiras
  • Pedramoura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *